Avaliação Geral

3

Atendimento

Limpeza

3

Conforto

Preços

Localização

5

Área de Lazer

5

Atividades Recreativas

5

Recomendado para crianças?

Às vezes fico imaginando que quem acompanha o Blog Timeshare deve pensar que só viajando para longe para curtir um resort legal, seja fora do país ou nas regiões Sul, Centro-Oeste ou Nordeste do Brasil… Bom, se tivermos algum leitor que pensa assim, hoje vamos mostrar que é possível visitar um resort super completo sem ir para muito longe do Rio de Janeiro! Vamos apresentar o Le Canton!

Esse resort sediado em Teresópolis, uma das principais cidades da serra fluminense, é rodeado de mata atlântica por todos os lados! Muito verde e muita exuberância nesse empreendimento cujos prédios são copiados de diferentes localidades da Suíça!

Gramado central do Le Canton

Gramado central do Le Canton

Localização

O Le Canton fica em Teresópolis, na serra fluminense. Do centro do Rio, são aproximadamente 120km pela BR-116. A outra capital mais próxima é Belo Horizonte, que fica a uns 400km, pela BR-040.

Os aeroportos mais próximos são o Santos Dumont e o Galeão, no Rio de Janeiro. O Le Canton oferece serviço de transfer – cobrado à parte – para quem reservou quatro ou mais diárias. O transfer busca e leva de um dos aeroportos do Rio ou de qualquer bairro da zona sul da cidade. É uma praticidade para quem não quer dirigir pela inclinada, sinuosa e movimentada estrada que leva até Teresópolis.

Acomodações

O Le Canton se divide em três áreas: a Village, a Magique e a Fazenda Suíça. Em todas há apartamentos. Cada ala possui suas peculiaridades que vão desde o tamanho e conforto dos quartos à proximidade com as principais áreas de lazer do empreendimento.

Village

É a área maior e mais central do complexo, próxima à recepção, ao parque aquático e ao spa – que carrega a assinatura L’occitane. São quase 200 apartamentos divididos em cinco categorias: Standard, Luxo, Luxo Superior, Master e Super Master.

Os quartos Standard ficam no bloco/edifício conhecido como Cidadella – localizado bem em frente à Praça do Xadrez. Eles tem aproximadamente 17m2, acomodam até 3 adultos, e são equipados com os itens padrão de hotéis confortáveis: ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

Village, Le Canton

Um dos prédios da ala Village, no Le Canton

Já os quartos Luxo do Village ficam localizados em chalés com arquitetura suíça típica. Eles possuem aproximadamente 24m2 e também são equipados com ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

Os quartos da categoria Luxo Superior ficam no prédio mais novo da área Village. Os quartos já são consideravelmente maiores (40m2) e acomodam até 5 pessoas. As comodidades são as mesmas dos outros quartos da ala: ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

As suítes Master possuem área de convivência – que pode ser um mezanino ou uma sala de estar – como um dos diferenciais. Os outros são a lareira – sim, lareira – e uma pequena adega climatizada para vinhos. Além, é claro, do padrão do Le Canton: ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

Já quem se hospeda na suíte Super Master pode se sentir bem exclusivo: são apenas 2 suítes nessa categoria. Esse tipo de acomodação é realmente um apartamento: são dois quartos, dois banheiros, sala de estar com lareira elétrica, adega climatizadora para vinhos… E são as únicas opções da área Village que tem varanda. As suítes Super Master acomodam até 6 pessoas – nesse caso, com muito mais espaço e conforto!

Magique

É a ala mais próxima ao Canton Ville, a principal atração do empreendimento, onde recreadores promovem jogos para crianças e adolescentes (detalharemos o Canton Ville).

Pela proximidade com as principais atrações recreativas, a área Magique é a mais prática para ficar se você está indo com crianças. Mas se não conseguir disponibilidade lá, não se aflija: Magique e Village estão separados a uma caminhada de pouco mais de 5 minutos de distância.

A área Magique é a mais nova do complexo Le Canton. Sua arquitetura simula a Europa da Idade Média, inclusive com pequenos castelos. Os quartos ficam em prédios que imitam uma fortaleza de cavaleiros.

A ala Magique conta com somente 30 quartos. Eles tem um nível de conforto e requinte maior do que as categorias mais básicas do Village. São apenas dois tipos: o Luxo Magique e o Luxo Superior Magique. Ambos possuem 20m2 e estão equipados com ar condicionado, TV a cabo e frigobar.

Fazenda Suíça

É a ala mais isolada do empreendimento – está a uns 2 km de distância do Village. A área da Fazenda Suíça – como o próprio nome diz – simula uma fazenda, com arquitetura típica das áreas campestres suíças.

Na Fazenda você fica menos com a impressão de estar num resort e mais de estar num hotel fazenda mesmo. Tem todos os bichos: cavalo, galinha, vaca, bode, pato e por aí vai…

Nesta área também fica a Queijaria, que oferece queijos produzidos na própria Fazenda Suíça!

Em quantidade de quartos, a Fazenda Suíça é a menor área do Le Canton. São apenas 10 apartamentos divididos em duas categorias: Luxo Fazenda e Master Fazenda. Ambas contam com sala de estar e quarto completamente equipado: TV, ar condicionado e frigobar. As suítes Master Fazenda ainda possuem lareira elétrica e cafeteira na sala.

Lazer, recreação e entretenimento

Na minha opinião o ponto alto do Le Canton – um diferencial em comparação a todo o resto que o resort oferece – são as atividades de lazer, recreação e entretenimento.

Cada ala do Le Canton conta com sua respectiva área de lazer. Isso quer dizer que quem fica hospedado numa ala está proibido de aproveitar as atividades recreativas das outras? Claro que não! Mas a escolha da ala de hospedagem deve levar em consideração quais opções de lazer serão mais aproveitadas. Portanto vamos apresentar as atividades recreativas também separadas pelas alas.

Village: parque aquático, spa e um castelo medieval

Se você, ao ler a expressão “parque aquático”,já imagina o Beach Park ou o Rio Quente Resorts, é bom gerenciar um pouco a sua expectativa. Na área Village há o que o Le Canton anuncia como o seu parque aquático: duas piscinas, uma delas com toboágua.

A piscina principal é bem grande: tem duas raias semi-olímpicas, hidromassagem aquecida e o toboágua. É onde a maior parte dos banhistas se concentra. A outra piscina, que também é aquecida, é consideravelmente menor e fica no gramado central.

As duas piscinas tem seu próprio serviço de bar. Há opções de lanches e bebidas.

Também na ala Village fica o spa, que recebe a assinatura da L’occitane.

O spa é muito bem equipado: tem saunas seca e a vapor, piscina climatizada com jatos relaxantes e a academia – que não é exclusiva para quem usa o spa. O menu de tratamentos é variado e está disponível no site do resort, com seus respectivos preços.

O principal cartão postal do Le Canton também está na ala Village: uma réplica de um castelo medieval. Nele ficam a pista de boliche, um generoso kid’s club com muitos brinquedos, uma sala de jogos eletrônicos, uma pista de patinação, uma sala para jogos de dardos e outras atividades para crianças e adolescentes. Boa parte das atividades que rolam no castelo são pagas à parte.

Magique, morada da principal atração do Le Canton

O Canton Ville é a maior área de lazer e recreação do Le Canton. Ela congrega uma grande área aberta com um enorme gramado cercado de árvores, onde acontecem as atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes como o paintball, o arvorismo, a tirolesa e os jogos.

Na área do Canton Ville também estão o lago de pescaria, a pista de neve artificial e o Parc Magique, um completo parque de diversões quase 100% coberto.

A pista de neve artificial é uma das atrações mais badaladas do Le Canton. Trata-se de um longo tobogã onde o hóspede desce deitado numa boia parecida com aquelas que a gente costuma encontrar nos rios lentos dos parques aquáticos.

A descida é rápida e sem sustos, mas na falta de um toboágua rápido, a pista de neve artificial até quebra um galho!

Já o Parc Magique é um grande diferencial do Le Canton. Trata-se de um parque de diversões muito bem equipado e todo coberto. Tem desde os brinquedos clássicos de um parque de diversões – carrossel, trem fantasma, roda gigante, cama elástica, carrinho bate-bate – até atrações mais modernas, como um simulador de montanha russa, jogos eletrônicos e o Virtual Mente, que é um brinquedo de realidade virtual!

Quem fica hospedado na ala Magique já conta com os ingressos para o Parc Magique no pacote. Mas o parque de diversões é aberto a todos os hóspedes, que devem adquirir seus ingressos a parte.

Fazenda Suíça

Como já dissemos aqui no post, a Fazenda Suíça dá ares de hotel fazenda ao Le Canton. As visitas guiadas pelos recreadores levam as crianças para o contato com animais tradicionais de propriedades rurais: cavalos, coelhos, galinhas, cabras, vacas, patos, etc. São atividades eminentemente infantis que permitem a interação das crianças com os animais.

Na Fazenda também fica o centro hípico, onde crianças e adolescentes podem montar em cavalos para um passeio. Para os pequeninos, há pôneis que também são selados para passeios curtos.

Fazenda Suíça, no Le Canton

Os cavalos são uma das principais atrações da Fazenda Suíça

Outra atração da ala da Fazenda Suíça – essa muito mais para adultos que para crianças – é a Queijaria. Neste espaço, a única atividade é a que, provavelmente, muitos de nós adora: comer. Queijos produzidos no próprio Le Canton são servidos para degustação.

Ah, vale o registro que na área da Fazenda também tem uma piscina. Para quem fica hospedado aqui e quer nadar, essa é a mais prática de ser usada.

Preços

O Le Canton funciona na modalidade pensão completa. Sendo assim, nos preços das diárias, está sempre incluso os valores das refeições.

A alta e baixa temporada na serra fluminense não coincide exatamente com o litoral, muito procurado no verão. O inverno atrai muitos turistas para Teresópolis, deixando as diárias do Le Canton mais caras também em julho.

De qualquer forma os preços da diária vão variar, na alta temporada, de R$ 600,00 (quartos mais simples) a R$ 2.500,00 (quartos mais luxuosos). Esses valores consideram as refeições para dois adultos.

Já na baixa temporada, é possível encontrar diárias partindo de R$ 230,00 para os quartos mais simples e chegando a R$ 900,00 nos melhores quartos.