“Ese pica, ese no pica” foi uma das expressões que mais ouvimos nos restaurantes no México. Piadas à parte, esses eram termos para indicar os molhos picantes e os não apimentados que eram servidos com as refeições. Mas venhamos e convenhamos: se está no México, faça como os mexicanos! Como não incluir, nas experiências gastronômicas do roteiro de locais onde comer na Riviera Maia, elementos como guacamole, nachos, feijão refrito, sour cream, pico de galo, machaca, burritos, tequila, margueritas e pimenta?

Bom, quando eu digo pimenta, em geral é muita, comparado aos padrões brasileiros. Os mexicanos tem o hábito de condimentar bastante sua comida. Para mim não foi tão complicado porque é um ingrediente que aprecio. Mas se você não é fã, sempre pergunte aos garçons. Em geral os restaurantes produzem versões dos pratos com pouca ou nenhuma pimenta.

Cozumel

Kinta Bistrô o restaurante possui um pequeno salão principal e algumas mesas montadas num grande quintal, ao fundo da casa. O ambiente é agradabilíssimo, bastante amplo e muito bem decorado. A especialidade da casa é frutos do mar.

Playa del Carmen

Kaxapa Factory ótima opção de baixo custo e para vegetarianos. O Kaxapa se apresenta como um restaurante de comida típica venezuelana mas ao chegar lá você descobre que ela não é muito diferente da culinária da América Central – que é amplamente influenciada por Cuba e pelo México. De qualquer maneira a comida é bem gostosa. Aqui um ponto a ser destacado são os sucos naturais: a variedade é grande e são todos muito bons. Nota super positiva também para o atendimento. O garçom-maitrê-gerente-sócio que nos atendeu arriscava um português bem compreensível.

Nau esse restaurante tem uma brasileira entre seus donos. Talvez por isso ele tenha… picanha (que estava bem gostosa, por sinal)! O Nau é um restaurante sofisticado, de pratos elaborados. Mesmo não estando na 5a. Avenida, é disputado e pode ser difícil achar mesa. Pelo sim pelo não, tente reservar antes.

Casa Mediterrânea especializado em comida italiana, a Casa Mediterrânea fica um pouco escondida na 5a. Avenida. É necessário acessar um espaço que funciona como uma pequeniníssima galeria a céu aberto para encontrá-lo. O estabelecimento tem uma ótima carta de vinhos e massas cozidas a moda italiana, mais al dente.

Casa Mediterrânea em Playa del Carmen, na Riviera Maia

Massa com camarões da Casa Mediterrânea

Mayan Bistrô o Mayan é o restaurante de um pequeno hotel do centro turístico de Playa del Carmen. Aqui encontramos pratos mais elaborados mas com uma “pegada” mexicana (um eufemismo para apimentados).

Mayan Bistrô em Playa del Carmen, na Riviera Maia

Lagostins “à mexicana” do Mayan Bistrô

500 Gramos a melhor relação custo-benefício de toda a viagem. Comida excelente e preço muito convidativo. O local é gerido por uma italiana e seu marido chileno e os dois que cozinham. O cardápio é pequeno e aqui o que se destacam são as carnes – em geral, servidas com um molho chimichurri bem gostoso e… apimentado!

Tulum, sede dos melhores lugares para comer na Riviera Maia

La Coqueta o mais típico restaurante de comida mexicana que encontramos na viagem. Aqui você encontra quase todos os pratos mais populares do país. Obviamente com opções de molhos bastante apimentados.

La Zebra paramos aqui apenas para petiscos e bebidas, já que precisávamos de uma “base” na praia sul. O ambiente é muito agradável, ótimo atendimento e espreguiçadeiras bem confortáveis.

Ki’bok trata-se de uma lanchonete/cafeteria, que serve café da manhã. O ambiente é muito aconchegante, o atendimento é ótimo e as opções de sanduíches estavam bem gostosas. A nota negativa vai para o preço meio salgado.

Trattoria Romana Muito fácil de achar, fica na avenida principal de Tulum. O restaurante tem um cardápio bem grande, com inúmeras opções de massas. Vale perguntar ao garçom sobre o prato do dia.

Cancun

Gustino O Gustino é o restaurante de um dos resorts da zona hoteleira de Cancun. Bastante sofisticado, ele possui uma decoração bem requintada. O ambiente é super romântico, com um salão à luz de velas e voltado para a piscina. A especialidade é cozinha italiana mas há muitas opções de frutos do mar também.

Gustino em Cancún, na Riviera Maia

Uma das entradas do Gustino, em Cancún

Marinero’s Outro exemplar da comida típica local. O Marinero’s fica bem perto da Coco Bongo, tornando-se uma ótima opção para quem planeja conhecer a boate mais famosa da região. No Marinero’s há também muitas opções de frutos do mar.

Puerto Madero Inspirado na região turística de Buenos Aires, esse restaurante tem as carnes como sua especialidade. Além do salão há a possibilidade de sentar-se na varanda e apreciar uma belíssima vista para a lagoa de Nichupté. O ambiente é muito agradável e a comida é ótima – vale a visita, se você não se importar em gastar um bocadinho a mais numa refeição.

Lagoa Nichupté, na zona hoteleira de Cancún

Lagoa Nichupté, na zona hoteleira de Cancún

Quer saber o que já escrevemos sobre a Riviera Maia? Então acesse os outros posts: